Atendemos a comunidade, facilitando seu acesso à psicoterapia e outros serviços.

Promovemos a sua saúde mental
e a qualidade de vida

Notícias

Práticas Parentais

Práticas Parentais

A família ou cuidadores se constituem como a primeira base de socialização da criança. A forma como os pais ou cuidadores desempenham suas práticas parentais terá uma grande influência no processo de desenvolvimento social, cognitivo e psicológico da criança.Pais e cuidadores têm diferentes estilos parentais, isto é, diferentes formas como os pais lidam com o poder, a hierarquia e o apoio emocional na relação com os filhos. Os estilos parentais podem variar entre um estilo com comunicação, disciplina e afeto (estilo autoritativo) até um estilo negligente, sem limites claros e ausência de afeto (abandono emocional).


Pais que apresentam comportamentos inconsistentes podem fazer com que a criança desenvolva comportamentos de birra, baixa tolerância à frustração e agressividade. Pais ou cuidadores que desenvolvem práticas indutivas, que ensinam como resolver os problemas através da comunicação clara e assertiva, contribuem para que a mesma desenvolva habilidades mais adequadas para resolver seus problemas, ter empatia e tolerar frustração.


Se você desempenha o papel de pais ou cuidadores de uma criança, conte com a equipe da Unipsico para conversar sobre seu estilo e suas práticas parentais.
Unipsico: Psicologia ao alcance de todos.

PDF - faça o download dessa notícia
Voltar página