Uma cooperativa é uma sociedade civil/comercial, sem fins lucrativos, com a finalidade de desenvolver atividades profissionais, de consumo, produção, crédito, prestação de serviços e comercialização, de acordo com o interesse dos cooperados. Além disso, propicia abertura de mercados para o trabalho em conjunto e parcerias.
O cooperativismo é uma forma associativa que conta com respaldo constitucional, juntamente com os profissionais que possuem conhecimentos específicos e técnicos em sua área, no caso do profissional da Psicologia - o reconhecimento do Conselho Regional de Psicologia.
A Cooperativa é regimentada por um Estatuto Social estabelecido com as suas diretrizes. Os cooperados elegem um Conselho Administrativo composto por uma diretoria – administrativa, financeira, marketing e científica.
Desta forma, a Unipsico foi criada com o objetivo de atender a demanda que não era contemplada pela rede pública do município, assim como também facilitar à comunidade o acesso e o saber sobre a Psicologia.
Desde o início de suas atividades, a Unipsico buscou estabelecer parcerias e a formação de uma rede de trabalho. Atualmente a Cooperativa conta com 29 profissionais atuando nas seguintes áreas: clínica, assessoria escolar, grupos de apoio e informativos, assessoria organizacional e institucional e psicodiagnóstico.