Atendemos a comunidade, facilitando seu acesso à psicoterapia e outros serviços.

Promovemos a sua saúde mental
e a qualidade de vida

Notícias

Avaliações Psicológicas e Psicologia Organizacional

Avaliações Psicológicas e Psicologia Organizacional

 Ao longo da nossa vida passamos por diversos processos e respondemos a essas etapas de forma bastante subjetiva. No entanto, algumas dessas etapas para serem bem-sucedidas, requerem um aspecto psíquico determinado – e é aí que entram muitas das avaliações psicológicas. Desde a escolha de uma profissão até a admissão para a realização de uma cirurgia, ações que são potencializadas com o aspecto psíquico, ganham um maior respaldo quando a avaliação psicológica é feita.

A avaliação psicológica é um processo técnico e científico, podendo ser realizado individualmente ou em grupo e, a partir dela, é possível obter informações sobre determinados fenômenos psíquicos. A psicóloga da Unipsico Fernanda Martini, explica que: “A avaliação psicológica tem a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina”.

 Além disso, a avaliação psicológica também pode ser feita no âmbito institucional, buscando aspectos para solucionar determinados sintomas que a empresa apresenta. A psicóloga da Unipsico Mônica Raquel Reis de Jesus, especialista em psicologia organizacional, conta que a avaliação psicológica pode ser aplicada em processos de recrutamento e seleção e em toda a psicologia organizacional, como avaliação de desempenho, treinamentos e desenvolvimento.

Essas ferramentas fornecem subsídios para o trabalho desenvolvido no campo da psicologia organizacional, podendo potencializar os resultados das empresas que contam com esse apoio: “A psicologia organizacional tem um papel multifuncional, que visa contemplar competências organizacionais e individuais. Estas competências contribuem para o sucesso da organização”, ressalta Mônica.     

Investir no capital humano tem sido uma aposta de muitas empresas, que percebem a importância e o potencial de valorizar a cultura organizacional. É o que diz também a psicóloga da Unipsico, Patrícia Schmitz: “O desenvolvimento, a capacitação e a retenção de talentos repercutem na qualidade e nos resultados das empresas. Empresas que reconhecem a importância e valorizam seu capital humano tornam-se fortes e muito mais competitivas no mercado”, ressalta.

A Unipsico conta com profissionais altamente qualificados para o desenvolvimento de trabalhos em instituições e também para a aplicação de diversas avaliações, como: avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica para vasectomia e laqueadura, avaliação para cirurgia bariátrica, avaliação psicológica para profissionais da aviação, avaliação psicossocial, avaliação psicológica para seleção de pessoal, avaliação psicológica para orientação profissional e assistência técnica psicológica jurídica. 

PDF - faça o download dessa notícia
Voltar página